Purchase

Fale conosco: (12) 3202-1700

e-compras@editoracristaevangelica.com.br

22 - RESPOSTAS BÍBLICAS PARA PERGUNTAS INTRIGANTES - Guia do Professor

Esta revista é uma parceria com Edições Vida Nova! O que representa um privilégio e honra para a Editora Cristã Evangélica.

Fazer perguntas sobre os assuntos mais importantes da vida é próprio de todo ser humano. Mas obter respostas com base bíblica é privilégio de poucos, e é exatamente o que você tem em mãos. São 64 perguntas que abordam variadas questões da vida cristã. Eis algumas.

Fazer perguntas sobre os assuntos mais importantes da vida é próprio de todo ser humano. Mas obter respostas com base bíblica é privilégio de poucos, e é exatamente o que você tem em mãos. São 64 perguntas que abordam variadas questões da vida cristã. Eis algumas.

- Por que crer na Bíblia se existem tantos outros livros sagrados?
- O que fez Jesus dos 12 aos 30 anos de idade?
- Posso eu estar pagando pelos erros dos meus pais ou dos meus antepassados?
- Por que ser honesto, se a maioria não é?
- Como funciona a tentação?
- Que tipo de música dever ser usada para louvar a Deus?
- Como enfrentar a morte de um ente querido?
- Para onde poderá me levar o meu orgulho?
- Por que os cristãos desaprovam a pornografia?
- Como pode o próprio Deus ordenar matar nas guerras?
- Será que Deus incentiva o acúmulo exagerado de bens?

Você pode usar esta revista para estudar em sala de Escola Bíblica ou em reunião de jovens. Presenteie com ela seus colegas de escola, de faculdade e de trabalho, pois além de edificar, evangeliza.

SOBRE O MATERIAL

O Guia do Professor contém orientações didáticas com sugestões de recursos visuais, estratégias de participação, dinâmicas e aplicações práticas para a vida dos alunos. Elaborado para ajudar o professor no preparo e ministração das aulas, a fim de favorecer o ensino e a aprendizagem.

ISBN: 9788576682035
Páginas: 120
Tamanho: 16x23
Categoria: Jovens (acima de 17 anos)
Ano: 2009

Descrição

64 perguntas que abordam variadas questões da vida cristã e suas respostas bíblicas.

Conheça as duas primeiras lições da revista:

Status : Em estoque

Cod.: JOV22P-2
R$10,15

Passe o mouse para ampliar

  • http://editoracristaevangelica.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/JOV22P.jpg
Lição 1 – Perguntas sobre Deus e a Criação

Objetivo: identificar a quem deve adorar;concluir que Deus não abandonou o mundo, após a consumação da Sua obra; discernir entre Criador e criação; reconhecer a existência de Deus; considerar Deus como o Criador do mundo perceber o real valor da criação de Deus; decidir conhecer a Deus na Bíblia, por meio de leituras diárias;estudar os argumentos sobre o ser e as obras de Deus, para estar pronto a responder quando for confrontado.

Assunto: O mundo sempre existiu ou foi criado por Deus? / Será verdade que Deus criou o mundo e depois o abandonou? / Por que alguém negaria a existência de Deus?

Lição 2 – Perguntas sobre a Bíblia

Objetivo: reconhecer o real valor da Bíblia; identificar as diferenças entre a Bíblia e os outros livros sagrados; sentir segurança na autoridade da Bíblia; desejar conheçer mais a Bíblia para viver corretamente; buscar meios de fazer correta interpretação da Bíblia; adotar comportarmentos de obediência aos preceitos de Deus, expressos na Bíblia.

Assunto: Seria a Bíblia um livro confiável e vindo de Deus? / Por que crer na Bíblia se existem tantos outros livros sagrados? / Que atitude Deus espera de nós com respeito à Sua Palavra escrita?

Lição 3 – Perguntas sobre Cristo

Objetivo:verificar que a Bíblia tem as respostas certas para as principais perguntas sobre Jesus Cristo; compreender o que é seguir a Cristo, no cotidiano; listar os principais pontos sobre a obra de salvação executada por Cristo; confiar que Jesus é Deus;sentir gratidão a Deus por Cristo ter morrido por meus pecados;desejar seguir a Cristo em todos os nossos caminhos; decidir-se a seguir Jesus e ser-Lhe fiel;agradecer a Deus por que a salvação não depende de méritos humanos;preparar-se para explicar a respeito de Cristo a seu próximo.

Assunto: Será verdade que Jesus era Deus? / O que fez Jesus dos 12 aos 30 anos? / Por que Cristo teve que morrer? / Que quer dizer seguir a Cristo?

Lição 4 – Perguntas sobre Pecado

Objetivo: compreender o motivo pelo qual existem o pecado e o mal no mundo;identificar as consequências desse fato para o ser humano e para a natureza;reconhecer que todas as pessoas são pecadoras;amar os perdidos sem Cristo;sentir o perdão completo de Deus para todos os pecados confessados e abandonados;desejar ter uma vida autêntica diante de Deus e dos homens;assumir seus pecados, sem tentar colocar a culpa nos outros;buscar a Jesus, como única solução para o pecado e a morte eterna.

Assunto: Por que existem o pecado e o mal no mundo? / O que dizer das pessoas de moral elevada? São elas também pecadoras? / Posso eu estar pagando pelos erros dos meus pais ou de meus antepassados?

Lição 5 – Perguntas sobre Sabedoria

Objetivo: diagnosticar uma lista de prioridades para o jovem cristão;confrontar os conceitos bíblicos e mundanos de honestidade;entender o valor de uma boa reputação;descrever o verdadeiro sucesso;ser movido a zelar por uma boa reputação;desejar colocar o Senhor como prioridade;seguir um roteiro bíblico para alcançar sucesso;identificar e avaliar seu grau de honestidade nas circunstâncias em que vive;estabelecer uma lista pessoal de prioridades.

Assunto: Qual é a prioridade na vida? / Por que ser honesto, se a maioria não é? / Quanto vale uma boa reputação? / Como alcançar o sucesso?

Lição 6 – Perguntas sobre Salvação

Objetivo: discernir entre ser religioso e ser salvo;compreender o que é ser ou não ser salvo por Cristo;reconhecer que Cristo é o único meio de salvação;entender que a Bíblia é a única maneira de aumentar a fé;sentir-se grato a Deus pela salvação em Jesus;compadecer-se daqueles que ainda não reconheceram Cristo como único Salvador;ler e ouvir mais a palavra de Deus para que sua fé possa aumentar;falar da salvação para algumas pessoas próximas e que não compreendem esse assunto.

Assunto: Não é verdade que a religião de alguém pode salvá-lo? / Como pode alguém ser salvo? / Qual a alternativa para quem não aceita essa salvação? / Como posso aumentar a minha fé?

Lição 7 – Perguntas sobre Vida Eterna

Objetivo: compreender que a morte não é o fim de tudo;reconhecer que a reencarnação não é um meio de evolução espiritual;identificar quem poderá entrar no céu;assegurar-se de que a volta de Cristo é certa;alegrar-se pelas surpresas que encontraremos no céu;confortar-se com a verdade da ausência de pecado em nós, na vida eterna;viver o cotidiano como se Cristo voltasse no dia seguinte;estudar a Bíblia, preparando-se para responder aos outros sobre a reencarnação.

Assunto: Não será verdade que a morte é o fim de tudo? / Será necessário reencarnar ? / Quem poderá entrar no céu? / Será verdade que Cristo voltará?

Lição 8 – Perguntas sobre Nova Vida

Objetivo: compreender a dinâmica da tentação;interpretar a questão do mal e dos crentes fiéis;conhecer como Deus pode orientar o jovem cristão;assegurar-se de que é seu papel servir ao Senhor na igreja;perceber o início da tentação em seu coração;confiar que Deus ama os crentes fiéis mesmo que eles passem por grande sofrimento;temer decisões sem consultar a Deus;incomodar-se com as necessidades de serviço do povo de Deus;pôr em prática os mecanismos de defesa quanto à tentação;buscar, em oração e leitura da Bíblia, orientação do Senhor, diariamente;descobrir como pode servir ao Senhor pessoalmente com seu dom.

Assunto: Como funciona a tentação? / Como explicar o sofrimento de cristãos sinceros e fiéis? / Como receber orientação de Deus na vida? / Como posso servir a Deus na prática?

Lição 9 – Perguntas sobre Igreja

Objetivo: descrever as características de uma igreja que agrada ao Senhor;reconhecer a importância do dízimo;identificar que fatores devem ser levados em consideração na escolha das músicas que louvam ao Senhor;crer que Jesus ainda pode curar doentes de acordo com a vontade de Deus;alegrar-se com o Deus que pode curar;regozijar-se por poder dizimar;sentir prazer em louvar a Deus da forma como agrada a Ele;desejar ajudar sua igreja a ser melhor;tornar-se dizimista;escolher músicas para louvar a Deus, de acordo com o padrão de comunhão cristã exposto na Bíblia;orar por pessoas enfermas;substituir a crítica por ajuda para melhorar sua igreja local.

Assunto: Qual é a melhor igreja? / Por que as igrejas cristãs ensinam os fiéis a dar o dízimo? / Que tipo de música deve ser usada para louvar a Deus? / Será verdade que Deus pode curar pessoas doentes?

Lição 10 – Perguntas sobre Mística

Objetivo: reconhecer que somente Deus pode proteger do mal;relacionar os conceitos de destino e fatalismo com a soberania de Deus;analisar a prática cristã do jejum;discernir a existência de falsos profetas;sentir-se seguro com a proteção do Senhor;atentar-se para os perigos de mensagens de falsos profetas;confiar que é Deus quem cuida do seu destino;identificar se há qualquer prática que não agrada a Deus, e livrar-se dela;listar critérios práticos para a identificação de “falsos profetas”;entregar diariamente ao Senhor o seu futuro;agendar pessoalmente períodos de jejum e oração.

Assunto: Que objeto pode proteger-me dos maus fluidos? / Existem falsos profetas? / Existe de fato o destino? / Qual o significado do jejum?

Lição 11 – Perguntas sobre o Mundo Espiritual

Objetivo: conhecer a ação dos espíritos maus na vida das pessoas;conscientizar-se a respeito do engano que é a teoria da reencarnação;entender que não se adora os anjos porque são criaturas de Deus;reconhecer que é proibido consultar os mortos:não temer a ação dos espíritos maus na vida:decidir não cultuar ou venerar qualquer criatura de Deus, inclusive os anjos;decidir não consultar os mortos;responder biblicamente às questões sobre reencarnação quando for confrontado.

Assunto: Será que os espíritos maus têm poder para prejudicar as pessoas? / Merecem os anjos ser venerados ou adorados? / É verdade que João Batista era uma reencarnação de Elias? / Devem-se consultar os mortos?

Lição 12 – Perguntas sobre Momentos Difíceis

Objetivo: entender que a depressão é uma doença como outra qualquer e que pode afetar a saúde de uma pessoa cristã;perceber que a solidão é uma possibilidade na vida de qualquer um, inclusive dos cristãos;reconhecer que a ansiedade constante é prejudicial ao cristão;aprender como enfrentar a morte de uma pessoa querida;desejar livrar-se da ansiedade;não alimentar no coração a tristeza e a solidão;sentir confiança na fidelidade e proteção de Deus;dispor-se a enfrentar a solidão, tomando as atitudes sugeridas na lição;substituir a ansiedade pela confiança em Deus;buscar o Deus da consolação nos momentos difíceis.

Assunto: Como lidar com a terrível ansiedade? / Como enfrentar a morte de um ente querido? / Pode o cristão passar por depressão? / Como enfrentar a solidão?

Lição 13 – Perguntas sobre Fraquezas

Objetivo: aprender como deve lidar com inveja, ódio, orgulho e maledicência;reconhecer que inveja, ódio, orgulho e maledicência são destrutivos;analisar as consequências dessas atitudes para a vida de quem as pratica e de quem é atingido por elas;sentir tristeza quando, por descuido, cair em uma dessas quatro fraquezas;incomodar-se ao detectar que está praticando uma delas;controlar a ira para que não se deixe dominar por ela;confessar a Deus caso tenho algum desses pecados em sua vida;dizer “não” à fofoca quando tiver oportunidade de fazer;livrar-se do orgulho, humilhando-se diante do Senhor.

Assunto: Você já sofreu os efeitos da inveja? / O que fazer quando a ira se transforma em ódio? / Para onde poderá me levar o meu orgulho? / Você conhece o poder da língua?

Lição 14 – Perguntas sobre Sexualidade

Objetivo: entender que Deus não rejeita ninguém. Ele rejeita o pecado;saber como escolher corretamente o(a) namorado(a);explicar por que esperar até o casamento para o relacionamento íntimo;identificar qualquer nível de pornografia como pecado;compadecer-se dos que precisam de ajuda para se livrar de problemas na área sexual;sentir-se privilegiado e não envergonhado porque tem padrões sexuais puros;renegar a pornografia, sob quaisquer formas;propor-se a manter a pureza até o casamento;estabelecer critérios para a escolha do namorado(a);orar por pessoas com problemas homossexuais que precisam de libertação.

Assunto: Será que Deus rejeita os homossexuais? / Esperar até o casamento para o relacionamento íntimo é de fato a melhor opção? / Por que os cristãos desaprovam a pornografia?

Lição 15 – Perguntas sobre Questões Difíceis

Objetivo: saber que ciência e fé são compatíveis;compreender a ordem de Deus para matar no contexto das guerras do Antigo Testamento;reconhecer o alcance da graça de Deus;entender como salvação e condenação são equilibrados no caráter de Deus;ter certeza de que a fé é superior à razão;ter segurança de que Deus é realmente amor;empregar tempo para estudar a palavra de Deus, a fim de poder firmar a própria fé e saber expressar-se diante das dúvidas expressas pelos descrentes.

Assunto: Não é verdade que a ciência provou que fé e religião são sinais de ignorância e de atraso? / Como pode o próprio Deus ordenar matar nas guerras? / Como pode Deus condenar uma pessoa por toda a eternidade?

Lição 16 – Perguntas sobre Finanças e Textos Especiais

Objetivo: reconhecer que riqueza não é sinônimo de bênção;compreender o valor da mensagem do versículo que resume a Bíblia;estabelecer critérios equilibrados para a vida financeira;avaliar a atitude do cristão frente à realidade do pagamento de impostos.contentar-se com aquilo que tem recebido de Deus na vida material; perceber a importância do cumprimento dos deveres como cidadão.controlar-se e dominar o desejo de acumular exageradamente bens materiais;manter em dia suas obrigações com o governo;resolver não estabelecer seu padrão financeiro a partir do que os outros têm;falar da mensagem de João 3.16 para pessoas de seu convívio e que ainda não conhecem a Cristo.

Assunto: São as riquezas sempre sinal de bênção? / Será que Deus incentiva o acúmulo exagerado de bens? / Devemos pagar impostos a um governo injusto?


Base on your selection, you may be interested in the following items