Purchase

Fale conosco: (12) 3202-1700

e-compras@editoracristaevangelica.com.br

14 - COOPERAÇÃO - Guia do Professor

Bom seria se no mundo só existissem as pessoas que amamos, que queremos sempre por perto. Mas basta pensar um pouquinho que logo vem à mente uma enorme lista de pessoas que gostaríamos de presentear com uma passagem, só de ida, pra Marte!

Mais difícil que conviver é tolerar os intoleráveis e suportar os insuportáveis. É bem isso que a Bíblia nos ensina. É isto que Deus espera de nós como Seus imitadores: que amemos não só os nossos amigos, mas principalmente os nossos inimigos!

Nesta revista, ensinaremos sobre os mandamentos de mutualidade que nos orientam a conviver de maneira saudável, inclusive com aqueles que gostaríamos de ver vagando no espaço!

Algumas das lições são:

• Ouça mais, fale menos!
• Preconceituoso... Eu?!
• Você é sábio ou pensa que é?
• O perigo de “se achar” demais


Descrição

Nesta revista, ensinaremos sobre os mandamentos de
mutualidade que nos orientam a conviver de maneira
saudável

Conheça as duas primeiras lições da revista:


Status : Em estoque

Cod.: MEGA14P-2
R$12,70

Passe o mouse para ampliar

  • http://editoracristaevangelica.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/MEGA14P.jpg
Lição 1 – O que é mutualidade cristã?

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a comunhão e a unidade entre os membros da igreja são fundamentais tanto para a saúde da igreja como para a proclamação do evangelho; reconhecer que a unidade do corpo deve ser expressa publicamente e que isso se dá por meio dos mandamentos de mutualidade; conhecer o conceito de mutualidade e como ele se aplica na igreja; refletir se suas atitudes estão ou não contribuindo para manter a unidade entre os membros da igreja; valorizar as boas práticas de mutualidade exercidas em relação a outro irmão e também as que foram recebidas; decidir melhorar seus relacionamentos na igreja, com vistas a praticar a mutualidade;

Assuntos:

Lição 2 – Princípios para a mutualidade

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de conhecer o que a Bíblia nos ensina acerca dos princípios de mutualidade cristã; sentir vontade de compartilhar esses princípios na convivência com outras pessoas; demonstrar a vivência dos princípios de mutualidade por meio de ações práticas.

Assuntos:

Lição 3 – A síndrome da descomunhão

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a comunhão uns com os outros é o resultado esperado nos que vivem com Cristo; conhecer atitudes e comportamentos que contribuem para a quebra da comunhão e identificar as síndromes de descomunhão presentes na igreja; refletir sobre quais pontos precisam de mudança para que a comunhão seja fortalecida; contribuir ativamente para o fortalecimento da comunhão, por meio de mudança de atitude, perdão e amor; cuidar da vida devocional por meio da leitura bíblica e oração!

Assuntos:

Lição 4 – Eu amo e tu me amas!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de compreender a importância de amar o próximo como Cristo nos amou; perceber que “amar uns aos outros” é uma ordem de Jesus a todos os seus discípulos; repartir o amor de Deus com o próximo.

Assuntos:

Lição 5 – Diga olá aos invisíveis

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de perceber que há pessoas isoladas dentro da igreja; conhecer as várias etapas do processo de acolhimento; identificar alguns preconceitos que podem impedir o acolhimento; ter empatia pelos que estão à margem da comunhão; desejar a unidade na diversidade. procurar as pessoas pouco conhecidas da igreja; vencer a timidez e conversar com elas.

Assuntos:

Lição 6 – Consolador ou consolar a dor?

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de compreender que o Consolador vem sobre todos os crentes no ato da conversão; saber que o crente tem o papel de consolar as pessoas enlutadas ou sem esperança; desejar que os amigos e familiares conheçam a Cristo e possam ser consolados pelo Espírito; compadecer-se daqueles que passam por dificuldades ou estão enlutados; falar do amor de Cristo às pessoas; testemunhar da paz e certezas trazidas pelo Consolador que vive no crente; colocar-se ao lado e dispor-se para fazer o que for possível para ajudar os que passam por períodos de tribulação.

Assuntos:

Lição 7 – Deixe a solidão sozinha!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a igreja é um edifício espiritual onde todos cooperam; identificar as áreas em que a humildade precisa ser mais praticada; sentir-se aceito como parte desse edifício espiritual; valorizar a cooperação nos trabalhos da igreja em vez da competição; tratar as pessoas e as situações de maneira altruísta, humilde, objetivando o bem da coletividade.

Assuntos:

Lição 8 – Divida mais, sofra menos!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a igreja é um edifício espiritual onde todos cooperam; identificar as áreas em que a humildade precisa ser mais praticada; sentir-se aceito como parte desse edifício espiritual; valorizar a cooperação nos trabalhos da igreja em vez da competição; tratar as pessoas e as situações de maneira altruísta, humilde, objetivando o bem da coletividade. refletir se você tem contribuído para aliviar as cargas do seu próximo ou para torná-las mais pesadas e perceber a importância de compartilhar suas dificuldades com irmãos mais chegados para que possam superá-las juntos; envolver-se fraternalmente em relacionamentos menos superficiais com seus irmãos em Cristo.

Assuntos:

Lição 9 – Pare, pense e conte até 10!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de conhecer os conceitos envolvidos no mandamento de suportar uns aos outros e o que isso significa;refletir se suas atitudes estão atrapalhando ou contribuindo para o cumprimento dessa ordem na igreja; perceber as dificuldades pessoais de cumprir esse mandamento no dia a dia, e onde é possível melhorar; decidir ser alguém que promove a paz por meio do cumprimento desse mandamento; observar que o mandamento de suportar tem mais implicações que simplesmente o significado da palavra; desenvolver as características necessárias para suportar uns aos outros:humildade, mansidão e longanimidade.

Assuntos:

Lição 10 – Descubra o perdão que nos ensina a perdoar

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de compreender o que significa perdão de acordo com os padrões bíblicos; entender que o perdão dado por Deus é medido pelo perdão que concedemos aos outros; perceber a importância do perdão para a vida cristã; desejar ter coração e mente capazes de perdoar; perdoar os que o têm ofendido; pedir perdão aos que ofendeu; cuidar para não viver acumulando mágoas e ressentimento.

Assuntos:

Lição 11 – Atenção: vagas abertas!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de conhecer o que a Bíblia nos ensina acerca dos princípios de serviço cristão; sentir vontade de servir a Jesus, servindo às pessoas; demonstrar a vivência dos princípios de serviço por meio de ações práticas.

Assuntos:

Lição 12 – Conheça o conselheiro, escute o conselho!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender o significado de aconselhamento; conhecer as qualidades do conselheiro; saber que aconselhamento requer proximidade e empatia; perceber a necessidade do próximo para poder ajudá-lo; compadecer-se de quem enfrenta alguma luta; refletir sobre a importância de bom conselho.

Assuntos:

Lição 13 – Pare de olhar para o próprio umbigo!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que considerar o outro é um mandamento deixado por Jesus; perceber que os princípios não mudam, são eternos; considerar e respeitar o outro.

Assuntos:

Lição 14 – O remédio que alivia o coração!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a confissão é fundamental para um relacionamento profundo com Deus; compreender que Deus é o único que perdoa pecados; não existem mediadores capazes; reconhecer que por meio da confissão mútua podemos ter ajuda de outros irmãos para vencer os pecados; reconhecer a importância desse mandamento para um relacionamento saudável entre os irmãos; avaliar a responsabilidade que é ouvir a confissão de um irmão; realizar a confissão como uma disciplina espiritual diária; eleger um irmão de confiança para ser um “prestador de contas” ou “amigo espiritual”.

Assuntos:

Lição 15 – Coloque “eles” na sua oração!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que a oração é um privilégio, mas também um dever;reconhecer que por meio da oração desenvolvemos nosso relacionamento tanto com Deus como com nosso próximo, por quem oramos; avaliar se há falhas no cumprimento desse mandamento e quais as maiores dificuldades;realizar a oração como uma disciplina espiritual diária;

Assuntos:

Lição 16 – Fale menos e faça mais!

Objetivo: Ao final da lição, o aluno será capaz de entender que os mandamentos de mutualidade devem ser aplicados e não apenas ser conhecidos; compreender que viver a mutualidade é resultado de uma vida de intimidade com o Senhor, guiada pelo Espírito Santo; reconhecer quais as maiores dificuldades em cumprir os mandamentos de mutualidade, e o que é preciso mudar; observar que sem a ajuda do Espírito Santo é impossível viver uma vida cristã mútua; refletir na importância da mutualidade na vida cristã; decidir viver os mandamentos de mutualidade no dia a dia; desenvolver a prática da mutualidade onde as dificuldades são maiores.

Assuntos:


Base on your selection, you may be interested in the following items