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O TABERNÁCULO, CRISTO E O CRISTÃO - Guia do Professor

Precisamos olhar para o tabernáculo com os olhos de Moisés! Por quê? Porque foi um projeto planejado detalhadamente pelo próprio Deus. Ele deu a Moisés toda a orientação a respeito da construção do tabernáculo quando estava no monte Sinai, “segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis” (Êx 25.9) . O tabernáculo no deserto foi um tipo, uma sombra da Pessoa e da obra de Jesus Cristo (Hb 8.1-2). Cada detalhe do tabernáculo apontava aspectos da Pessoa e Ministério do nosso Salvador.

Além disso, o tabernáculo pode ser considerado, também, uma figura do crente. Jesus era o tabernáculo no qual habitava toda a plenitude da divinidade (Hb 1.3; Cl 1.15-19). O crente “em Cristo” é, também, a habitação de Deus, conforme 1Coríntios 3.16. “Nós” estamos “em Cristo” e Cristo está “em nós”.

O assunto do tabernáculo desperta a atenção de muita gente, daí devemos procurar ser o mais acurados possível. Dentre outros assuntos estudaremos:

• A origem, o propósito e a construção do tabernáculo
• O altar do holocausto
• A bacia de bronze
• O véu e as colunas
• A mesa dos pães da proposição
• O sacerdócio no tabernáculo
• O tabernáculo e o ministério de Jesus

SOBRE O MATERIAL

O Guia do Professor contém orientações didáticas com sugestões de recursos visuais, estratégias de participação, dinâmicas e aplicações práticas para a vida dos alunos. Elaborado para ajudar o professor no preparo e ministração das aulas, a fim de favorecer o ensino e a aprendizagem.

ISBN: 859864941-4
Páginas: 96
Tamanho: 16x23
Categoria: Adultos (Acima de 25 anos)
Ano: 2005

Descrição

Tabernáculo, a expressão da divindade e ministério de Cristo

Conheça as duas primeiras lições da revista:

Status : Em estoque

Cod.: ADU08P-2
R$10,15

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Lição 1– Origem e propósito

Objetivo: O aluno será capaz de entender a importância, para o povo de Deus, da construção do tabernáculo; sentir o quanto foi importante essa construção não só para a vida religiosa, mas também cultural, social e política dos hebreus; ensinar sobre as razões de Deus ao ter ordenado a construção dessa tenda portátil.

Assuntos:

Lição 2– Ofertas para a construção

Objetivo: O aluno será capaz de estar ciente de que deve haver um “espírito” de alegria, seriedade e santidade no ato de ofertar ao Senhor; sentir que o que mais importa para o Senhor é o coração do ofertante: sincero e espontâneo; propagar que a construção do tabernáculo teve tudo a ver com o desejo de Deus de habitar com Seu povo (conduzi-lo, santificá-lo e protegê-lo).

Assuntos:

Lição 3– A capacitação dos construtores

Objetivo: O aluno será capaz de conscientizar-se de que quem pretende trabalhar para Deus deve se preparar; refletir sobre o desafio de assumir um compromisso fiel com Deus no serviço ministerial; assumir a postura de cristão e contribuir para a edificação da casa de Deus na terra.

Assuntos:

Lição 4– O átrio e a porta do átrio

Objetivo:O aluno será capaz de entender que, para entrar na presença do Senhor, a pessoa precisa se preparar; assegurar-se de que a porta (Jesus) é o único meio de entrada; propagar o ensino de que estar “dentro” ou “fora” (com Jesus ou sem Jesus) significa a diferença entre vida e morte, luz e trevas.

Assuntos:

Lição 5– O altar do holocausto

Objetivo: O aluno será capaz de entender que o altar do holocausto apontava para a cruz de Cristo; valorizar o sacrifício de Cristo na cruz que elimina o sacrifício de animais para o perdão dos pecados; anunciar que já está tudo feito, só resta ir a Ele e confessar, com sinceridade, os pecados.

Assuntos:

Lição 6– A água e a bacia de bronze

Objetivo: O aluno será capaz de saber que a bacia (com a água) simbolicamente aponta para a necessidade de se lavar para desfrutar da verdadeira comunhão com Deus; assegurar-se de que é o uso da palavra de Deus que fortalece a carreira cristã (uso conveniente da água contida na bacia de bronze);viver de maneira a glorificar a Deus tendo “mãos e pés” purificados pelo uso da verdadeira“água”.

Assuntos:

Lição 7– A cobertura e as tábuas

Objetivo:O aluno será capaz de ter consciência de que Deus sempre Se preocupou em proteger os israelitas em sua caminhada; alegrar-se por saber que toda glória, todo esplendor do tabernáculo não passam de “sombra” do que Deus tem para os Seus; aplicar o ensino da cobertura e das tábuas do tabernáculo ao calor humano e apoio por meio da comunhão com Jesus e com os irmãos.

Assuntos:

Lição 8– O véu e as colunas

Objetivo: O aluno será capaz de entender que o véu rasgado na morte de Cristo simbolizou o novo caminho para Deus; valorizar a vida que há em Jesus porque Ele é o único acesso à presença do Pai; louvar a Deus pelo vivo caminho que o Senhor Jesus Cristo abriu por meio de Sua morte na cruz.

Assuntos:

Lição 9– A mesa e os pães da proposição

Objetivo: O aluno será capaz de conscientizar-se da necessidade de se alimentar diariamente da palavra de Deus; assegurar-se de que Cristo é a nossa “comida”. Dele é que vem toda força, disposição

e coragem para o dia a dia; viver de maneira a glorificar a Deus numa comunhão constante com Jesus, o pão da vida.

Assuntos:

Lição 10– O candelabro

Objetivo: O aluno será capaz de relembrar que o candelabro no tabernáculo apontava para Jesus, a luz do mundo; refletir sobre a necessidade que o cristão tem de viver como luzeiro do mundo; buscar a cada dia ser melhor luz, refletida por lâmpadas limpas e bem cuidadas.

Assuntos:

Lição 11– O óleo da unção

Objetivo: O aluno será capaz de entender o sentido correto de unção: o que significa ungir e ser ungido; perceber que a unção era sinal da presença divina sobre os objetos e da escolha de Deus sobre os sacerdotes; louvar a Deus pela principal importância do óleo da unção, que apontava para o Messias-Ungido.

Assuntos:

Lição 12– O altar do incenso

Objetivo: O aluno será capaz de compreender que o altar do incenso era o local para o ofício contínuo de intercessão, que apontava para o sacerdócio cristão; sentir que é no altar do Senhor que devemos depositar os anseios do nosso coração; servir ao Senhor tornando-se um intercessor de seus irmãos e usufruindo ao máximo daquilo que Jesus conquistou como mediador.

Assuntos:

Lição 13– A arca e o propiciatório

Objetivo: O aluno será capaz de reconhecer a relevância da arca entre as demais peças do tabernáculo como evidência da presença de Deus no meio do Seu povo; refletir sobre a presença de Deus hoje no meio do Seu povo, por meio da nossa vida transformada; ensinar que a teologia da Arca pode ser resumida numa palavra: Emanuel = Deus conosco.

Assuntos:

Lição 14– O sacerdócio no tabernáculo

Objetivo: O aluno será capaz de entender sobre o sacerdócio no tabernáculo para entender a importância do sacerdóciode Jesus Cristo, mediador entre Deus e o homem; sentir e avaliar a importância do sacerdote que levava o pecado à presença de Deus; anunciar que hoje é diferente: tanto os crentes intercedem uns pelos outros como o Espírito Santo intercede por todos nós.

Assuntos:

Lição 15– Da inauguração à extinção

Objetivo: O aluno será capaz de compreender a evolução do tabernáculo em sua forma até ceder o lugar ao templo; valorizar o espaço que se tem hoje para o louvor e adoração a Deus; assumir a postura de verdadeiros adoradores, vivendo em santidade, o que é agradável a Deus.

Assuntos:

Lição 16– O tabernáculo e o ministério de Jesus

Objetivo: O aluno será capaz de estar ciente de que tudo o que acontecia no AT apontava para o NT, para o ministério de Jesus; perceber a analogia entre as partes principais do tabernáculo e o ministério terreno de Jesus; anunciar que o sacrifício de Cristo na cruz substituiu todo o sistema ultrapassado de mediação sacerdotal.

Assuntos:


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