Purchase
Fale conosco 2019

Fale conosco: (12) 3202-1700

e-compras@editoracristaevangelica.com.br

Vol5 - O pensamento religioso do povo brasileiro - Livro sobre princípios do Aluno

Todas as lições são orientadas a reflexão com base em princípios por meio das ferramentas metodológicas da Educação por Princípios, que faz deste material uma rica fonte de aprendizado em cosmovisão e erudição, liderança servidora e caráter cristão. São também oferecidas várias referências de finas artes e de brincadeiras populares associadas ao pano de fundo religioso.
Assim, a intenção mais ampla deste estudo é delinear a identidade do cristão brasileiro e responder a pergunta: Quem é o cristão brasileiro? Ou ainda, de modo mais amplo: Quem é o homem brasileiro no que diz respeito ao “eu transcendental” (sua religiosidade)? Vamos fazer isso observando desde as suas origens para encontrar algumas respostas para muitos dos nossos problemas atuais.

Os objetivos específicos deste livro são:
- Compreender a religiosidade do nativo (índio);
- A infl uência de outras culturas e de sua fé na formação do povo brasileiro;
- Compreender o povo brasileiro, nossas crenças, folclore e a contribuição das diversas etnias para o pensamento religioso brasileiro;
- Observar a história do avanço do evangelho no Brasil, a história da igreja, dos primeiros mártires a sua expansão e estabelecimento;
- A medida que os estudos avançam, vários temas correlatos serão analisados a luz de princípios;
- Encontrar a própria identidade como pessoa;
- Observar a influência da fé cristã na cultura e caráter do povo brasileiro.

Finalista do Premio Areté 2017 na categoria "Curriculum Educação Cristã Juvenil".

Descrição

Conheça as duas primeiras lições da revista:

Status : Em estoque

Cod.: AP5A-2
R$45,00

Passe o mouse para ampliar

  • https://editoracristaevangelica.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/AP5A.jpg
Lição 1 – Religiosidade humana, o que é isso?

Propósito: O foco desta revista é estudar o Brasil como nação. Esta lição visa ajudar o aluno a entender que o espírito humano nos faz desejar a eternidade, e que a religião é a estrutura em que a fé pode fluir.



Lição 2 – Identificando a religiosidade no nosso povo nativo

Propósito: Esta lição visa apresentar a religiosidade presente em todos os povos como argumento de que o homem é um ser espiritual, possui sede de relacionamento com o Seu Criador e aspira pela eternidade. Vamos fazer isso valendo-nos dos assuntos em pauta para esta série (5º ano), ao iniciarmos o estudo da História do Brasil, a partir do período conhecido como o Brasil Nativo.



Lição 3 – As grandes navegações e o avanço do evangelho

Propósito: Esta lição visa mostrar a providência divina que prepara os meios para alcançar as pessoas. O exemplo estudado são as grandes navegações, pois elas representam o avanço do evangelho ao Ocidente.



Lição 4 – A carta de Caminha e o propósito evangelístico das expedições

Propósito: Esta lição visa observar alguns propósitos nem sempre considerados, mas que estão presentes na história do descobrimento. Qual o conteúdo da Carta de Caminha? Quais os motivos que podemos perceber neste relato?



Lição 5 – Os primeiros mártires – Mártires da Guanabara

Propósito: Esta lição visa abordar o primeiro culto cristão protestante em terras brasileiras e o desdobramento, aparentemente trágico, dessa primeira iniciativa de fazer brilhar a luz do evangelho bíblico em terras tupiniquins (ou no novo mundo). O que isso representou para a pueril igreja que nascia nas terras tupiniquins? O que mais marcaria o início de formação de uma nação cristã: uma religiosidade cega ou uma espiritualidade bíblica?



Lição 6 – Os índios e a fé cristã... Igreja entre os índios?

Propósito: Esta lição visa esclarecer que os índios não ficavam de fora da divisão da religião cristã entre católicos e protestantes. Os portugueses e os espanhóis eram predominantemente católicos e fiéis ao Papa; enquanto os holandeses eram protestantes, pregavam uma fé bíblica e livre dos dogmas romanos. Frequentemente os índios se aliavam a um desses lados e consequentemente à sua religião. Em meio a tudo isso, as boas-novas de salvação estavam sendo anunciadas a esses povos, e muitos creram.



Lição 7 – A chegada da religiosidade africana com os escravos

Propósito: Esta lição visa refletir sobre mais um conjunto de crenças adicionado ao caldeirão de religiosidade do povo brasileiro em formação. O europeu católico, o protestante, o pagão, o índio com a sua religiosidade natural e agora o africano e sua religiosidade mística. O objetivo desta lição é compreender como o negro africano, que chegava ao Brasil na condição de escravo ao longo de todo o período colonial, trazia também sua cultura (religiosidade, crenças e costumes).



Lição 8 – A chegada da Bíblia em língua portuguesa

Propósito: Esta lição visa mostrar a Providência Divina conduzindo os homens e até as leis do comércio internacional para os propósitos mais elevados da redenção do povo brasileiro.



Lição 9 – As ordens católicas e seus templos

Propósito: Esta lição visa perceber como uma religião de aparência e focada no externo marcou a maneira de compreender o relacionamento do povo brasileiro com Deus e ainda ressaltar que o verdadeiro templo onde Deus deseja ser adorado é a nossa própria vida.



Lição 10 – Um imperador com caráter cristão

Propósito: Esta lição visa mostrar como o Imperador D. Pedro II, na sua infância, recebeu educação com fundamentos da fé cristã, e como isso fez grande diferença na estruturação e consolidação do nosso país como nação livre e soberana diante do cenário mundial. Esse período foi marcado por progressiva abertura à liberdade de culto no país.



Lição 11 – A fé cristã católica e evangélica

Propósito: Esta lição visa perceber a contribuição das duas vertentes religiosas: católica e evangélica na construção do cenário cultural e religioso do país. Se o Brasil já era considerado cristão, por que precisava de missionários cristãos evangélicos? Como as missões evangélicas encontraram a fé cristã no Brasil? São questões como essas que pretendemos abordar nesta lição.



Lição 12 – As primeiras constituições e a liberdade religiosa

Propósito: Esta lição visa mostrar como as leis de um país refletem as suas crenças. Pouco a pouco, a luz brilhava sobre a nossa nação, e mais liberdade era alcançada. Uma progressiva separação entre o Estado e a religião estava em avanço, como podemos constatar na constituição republicana. Esse período foi marcado por lenta abertura à liberdade de culto no país, pois, embora as leis já assegurassem a cultura do catolicismo como religião predominante, ainda demorou a ser absorvida pela sociedade.



Lição 13 – Os desafios das missões evangelísticas

Propósito: Esta lição visa compreender os desafios enfrentados para o avanço da fé cristã evangélica no território brasileiro. As dificuldades com aculturação dos missionários, o clima, as doenças, as epidemias, a perseguição religiosa marcaram o início da igreja evangélica no Brasil. Queremos também com esta lição resgatar a honra dos missionários que sacrificaram a vida para trazer o evangelho genuíno ao nosso povo.



Lição 14 – A influência da fé na cultura brasileira

Propósito: Esta lição visa destacar como a fé está presente no contexto mais amplo da vida, mesmo nas coisas comuns. Placas de cidades com nomes bíblicos, de santos (de influência católica), de influência evangélica ou ainda de influência africana são comuns no nosso país, refletindo essa influência por meio da nossa história.



Lição 15 – A influência da cultura cristã no nosso país

Propósito: Esta lição visa observar como ainda existem muitas expressões da cultura cristã impregnadas na vida do nosso país. São sinais da graça de Deus manifestados de variadas maneiras, para nos fazer lembrar a todo instante do Seu amor por nós e da Sua Salvação. Quem tem olhos veja; quem tem ouvidos escute!


Não há produtos com esta seleção.

Não há produtos com esta seleção.