Purchase
Fale conosco 2019

Fale conosco: (12) 3202-1700

e-compras@editoracristaevangelica.com.br

Vol8 - Plano redentor, reforma e pensamento cristão - Livro sobre princípios do Educador

Caros alunos, pais e professores
“Aprender a Palavra” é uma proposta de estudo orientada a suprir a demanda por conteúdos relacionados à experiência religiosa a partir de um viés cristão, tanto para o entendimento das manifestações religiosas ao longo da história, como suas implicações para o desenvolvimento pleno da pessoa, por meio de espiritualidade sadia, orientada pela Palavra.
Este material foi elaborado com base na metodologia da Educação por Princípios, método histórico clássico de ensino, que proporciona experiência rica e vibrante para o aprendizado.
A intenção é propiciar ao aluno a experiência de ter mais uma área do conhecimento imbricada na sua percepção da vida e na construção da sua identidade. Assim, busca-se consolidar o entendimento da importância da fépara completa percepção da realidade, tendo sempre os olhos  tos na vontade soberana de Deus de atrair o ser humano para o Seu filho.
Cada lição poderá ser trabalhada em duas ou mais aulas. As aulas serão oportunidades ricas em conhecimento, vivência e conteúdo com significado para desenvolver caráter cristão e cosmovisão bíblica, além de liderança servidora e capaz de defender a fé com relevância no contexto escolar, onde os jovens passam hoje grande parte do tempo e enfrentam os maiores desa os.
Assim, esta série dialoga com os principais eventos da história, da cultura e das artes, com os principais desafios dos nossos adolescentes; faz da disciplina de Ensino Religioso parte orgânica e vital para a construção plena da pessoa e da realidade, e não apenas um apêndice no amplo espectro das disciplinas.

A reforma protestante será o tema gerador e recorrente para a maior parte das nossas reflexões, pois foi um evento que trouxe mudança na formação do pensamento do mundo ocidental. Deve ser amplamente compreendida e revista sob um ponto de vista mais isento do ideário marxista que tomou conta do pensamento nas últimas décadas.

Finalista do Premio Areté 2017 na categoria "Curriculum Educação Cristã Juvenil".

Descrição

Conheça as duas primeiras lições da revista:

Status : Em estoque

Cod.: AP8P-2
R$65,00

Passe o mouse para ampliar

  • https://editoracristaevangelica.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/AP8P.jpg
Lição 1 – O plano redentor em andamento

Propósito: Esta lição visa compreender o plano redentor, identificar o seu caminho neste período da história da civilização ocidental: início da Idade Moderna, e entender melhor a tríade: Criação – Queda – Redenção.



Lição 2 – A experiência religiosa no final da idade média

Propósito: Esta lição visa introduzir o contexto religioso do final da Idade Média, que deu origem à Reforma Protestante e a uma grande agitação no mundo cristão ocidental.



Lição 3 – A luz começa a brilhar

Propósito: Esta lição visa compreender como a tradução da Bíblia feita por John Wycliffe, na língua do seu povo, foi de grande contribuição para a Reforma que aconteceria anos depois. Deus providencialmente fazia uma grande teia de colaboradores para aquele que viria a ser o grande movimento de restauração da situação em que se encontrava a igreja.



Lição 4 – A máquina que mudou o mundo

Propósito: Esta lição visa compreender como a invenção da imprensa foi também de grande contribuição para os propósitos da Reforma, que aconteceria poucos anos depois. Agora os livros se multiplicavam, o conhecimento se espalhava, e a fé se fortalecia.



Lição 5 – Abrindo o caminho para o novo mundo

Propósito: Esta lição visa apresentar a preparação providencial do caminho para que o evangelho chegasse a terras longínquas, além-mar. Era mais um detalhe do cenário que estava sendo montado para este novo momento da história. Visa inclusive mostrar que, ainda hoje, Deus levanta pessoas para superarem desafios e fazerem com que a verdade seja anunciada, e também que Ele nunca desampara o aflito.



Lição 6 – Quando a igreja adoece

Propósito: Esta lição visa dar continuidade ao objetivo de introduzir o contexto do fim da Idade Média, para entendermos como estava a igreja nesse período pré-reforma, buscando entendimento a partir da retomada do conceito “Criação – Queda – Redenção”. É possível a igreja estar doente? É possível a igreja perder a sua vida? É possível uma instituição viver de aparências?



Lição 7 – O profeta da reforma protestante

Propósito: Esta lição visa conhecer mais a respeito de um dos personagens que participaram do grande cenário preparatório para a Reforma. Esse evento foi construído pela coragem e até pela vida de homens e mulheres que amaram mais a Deus do que os próprios interesses.



Lição 8 – A grande descoberta: salvo pela graça

Propósito: Esta lição visa destacar a ideia que iluminou a mente e o entendimento a respeito da verdade sobre a salvação. Visa também facilitar a compreensão de como essa ideia foi a força propulsora da Reforma e ainda hoje é capaz de transformar realidades.



Lição 9 – O céu à venda e a fé negociada

Propósito: Esta lição visa compreender como a igreja institucionalizada fazia “negócio” em torno das almas e em nome da religião. A fé é sempre motivo de negócio quando paira a ignorância em relação à verdade. Vamos também usar este pano de fundo histórico para fazer uma leitura crítica da igreja institucionalizada dos nossos dias e da nossa própria relação com o dinheiro.



Lição 10 – A reforma da igreja

Propósito: Esta lição visa compreender o estopim que provocou o grande movimento de confronto da igreja institucionalizada com o povo e com a Palavra. Visa também perceber que Deus usa as nossas ações, por vezes despretensiosas, para realizar os Seus propósitos.



Lição 11 – O movimento se consolida

Propósito: Esta lição visa compreender a importância do corpo de verdades que alimentou a Reforma e que ainda hoje garante a liberdade e a certeza da salvação.



Lição 12 – Como a reforma afetou o mundo

Propósito: Esta lição visa perceber como as ideias da Reforma afetaram o modo de pensar e produziram enorme transformação na sociedade.



Lição 13 – Os efeitos da reforma no Brasil

Propósito: Esta lição visa observar como, do outro lado do Atlântico, a polarização entre católicos e protestantes já exercia influência na recente colônia. Vejamos o desdobramento aparentemente trágico dessa primeira iniciativa de fazer brilhar a luz do evangelho bíblico (protestante) em terras tupiniquins. O que isso representou para a igreja brasileira? Aproveitamos o contexto para falar do memorial “a ceia” (ou eucaristia).



Lição 14 – Os primeiros protestantes brasileiros

Propósito: Esta lição visa resgatar na nossa história algumas páginas importantes para a fé cristã no Brasil – uma igreja reformada entre os índios e o clima de disputas entre a fé reformada e o movimento de contrarreforma da igreja católica pelos jesuítas.



Lição 15 – E agora, o que fazer?

Propósito: Esta lição visa, depois de todo o estudo ao longo do ano, ressaltar que a Palavra sempre requer um posicionamento diante da verdade. Qual o seu posicionamento diante da verdade?


Não há produtos com esta seleção.

Não há produtos com esta seleção.