11 - APRENDER A PALAVRA VOL.8 ADOLESCENTES (13 anos) - "A reforma protestante" - EDUCADOR

AP8P

PÁGINAS

120

ANO

2016

SÉRIE

APRENDER

STATUS

Em estoque

Cod

AP8P

Compre esse produto na nossa loja

ISBN: 9788576687214

Lições

Lição 1 – O plano redentor em andamento
Propósito: Esta lição visa compreender o plano redentor, identificar o seu caminho neste período da história da civilização ocidental: início da Idade Moderna, e entender melhor a tríade: Criação – Queda – Redenção.

Lição 2 – A experiência religiosa no final da idade média
Propósito: Esta lição visa introduzir o contexto religioso do final da Idade Média, que deu origem à Reforma Protestante e a uma grande agitação no mundo cristão ocidental.

Lição 3 – A luz começa a brilhar
Propósito: Esta lição visa compreender como a tradução da Bíblia feita por John Wycliffe, na língua do seu povo, foi de grande contribuição para a Reforma que aconteceria anos depois. Deus providencialmente fazia uma grande teia de colaboradores para aquele que viria a ser o grande movimento de restauração da situação em que se encontrava a igreja.

Lição 4 – A máquina que mudou o mundo
Propósito: Esta lição visa compreender como a invenção da imprensa foi também de grande contribuição para os propósitos da Reforma, que aconteceria poucos anos depois. Agora os livros se multiplicavam, o conhecimento se espalhava, e a fé se fortalecia.

Lição 5 – Abrindo o caminho para o novo mundo
Propósito: Esta lição visa apresentar a preparação providencial do caminho para que o evangelho chegasse a terras longínquas, além-mar. Era mais um detalhe do cenário que estava sendo montado para este novo momento da história. Visa inclusive mostrar que, ainda hoje, Deus levanta pessoas para superarem desafios e fazerem com que a verdade seja anunciada, e também que Ele nunca desampara o aflito.

Lição 6 – Quando a igreja adoece
Propósito: Esta lição visa dar continuidade ao objetivo de introduzir o contexto do fim da Idade Média, para entendermos como estava a igreja nesse período pré-reforma, buscando entendimento a partir da retomada do conceito “Criação – Queda – Redenção”. É possível a igreja estar doente? É possível a igreja perder a sua vida? É possível uma instituição viver de aparências?

Lição 7 – O profeta da reforma protestante
Propósito: Esta lição visa conhecer mais a respeito de um dos personagens que participaram do grande cenário preparatório para a Reforma. Esse evento foi construído pela coragem e até pela vida de homens e mulheres que amaram mais a Deus do que os próprios interesses.

Lição 8 – A grande descoberta: salvo pela graça
Propósito: Esta lição visa destacar a ideia que iluminou a mente e o entendimento a respeito da verdade sobre a salvação. Visa também facilitar a compreensão de como essa ideia foi a força propulsora da Reforma e ainda hoje é capaz de transformar realidades.

Lição 9 – O céu à venda e a fé negociada
Propósito: Esta lição visa compreender como a igreja institucionalizada fazia “negócio” em torno das almas e em nome da religião. A fé é sempre motivo de negócio quando paira a ignorância em relação à verdade. Vamos também usar este pano de fundo histórico para fazer uma leitura crítica da igreja institucionalizada dos nossos dias e da nossa própria relação com o dinheiro.

Lição 10 – A reforma da igreja
Propósito: Esta lição visa compreender o estopim que provocou o grande movimento de confronto da igreja institucionalizada com o povo e com a Palavra. Visa também perceber que Deus usa as nossas ações, por vezes despretensiosas, para realizar os Seus propósitos.

Lição 11 – O movimento se consolida
Propósito: Esta lição visa compreender a importância do corpo de verdades que alimentou a Reforma e que ainda hoje garante a liberdade e a certeza da salvação.

Lição 12 – Como a reforma afetou o mundo
Propósito: Esta lição visa perceber como as ideias da Reforma afetaram o modo de pensar e produziram enorme transformação na sociedade.

Lição 13 – Os efeitos da reforma no Brasil
Propósito: Esta lição visa observar como, do outro lado do Atlântico, a polarização entre católicos e protestantes já exercia influência na recente colônia. Vejamos o desdobramento aparentemente trágico dessa primeira iniciativa de fazer brilhar a luz do evangelho bíblico (protestante) em terras tupiniquins. O que isso representou para a igreja brasileira? Aproveitamos o contexto para falar do memorial “a ceia” (ou eucaristia).

Lição 14 – Os primeiros protestantes brasileiros
Propósito: Esta lição visa resgatar na nossa história algumas páginas importantes para a fé cristã no Brasil – uma igreja reformada entre os índios e o clima de disputas entre a fé reformada e o movimento de contrarreforma da igreja católica pelos jesuítas.

Lição 15 – E agora, o que fazer?
Propósito: Esta lição visa, depois de todo o estudo ao longo do ano, ressaltar que a Palavra sempre requer um posicionamento diante da verdade. Qual o seu posicionamento diante da verdade?